Comandante Atual
CURRICULUM VITAE
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante e Diretor de ensino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de Belo Horizonte, o Coronel Leonardo Werdan Torres desempenhava a função de Chefe do Estado-Maior do Comando de Artilharia do Exército, em Formosa-GO.
Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021.
Nascido em 11 de maio de 1975, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, é filho de Moysés Jeronymo Torres e Waldette Werdan Torres.
Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 13 de fevereiro de 1993, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-SP, e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 29 de novembro de 1997, sendo classificado no 5° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Curitiba-PR.
Ao longo de sua carreira, além dos cursos de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), e de Comando e Estado-Maior, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), realizou, no Brasil, os cursos de Artilharia de Costa e Antiaérea, Básico Paraquedista e Mestre de Salto, além dos estágios de Introdução ao Sistema de Mísseis e Foguetes, Técnico de Blindados, Adaptação à Selva e Básico do Combatente de Montanha.
Na Força Aérea Brasileira, realizou o Curso de negociação de contratos e acordos de compensação, no Instituto De Logística Da Aeronáutica.
No exterior, realizou o curso Avançado de Artilharia Antiaérea no Exército dos Estados Unidos da América, o Curso de Estado-Maior na Escola Superior de Guerra (ESDEGUE) da República da Colômbia e o Curso de Licenciatura em Segurança e Defesa na Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos (ANEPE), na República do Chile.
Na área acadêmica, o Cel Werdan é bacharel em Ciências Militares, pela AMAN, possui a licenciatura em segurança e defesa da ANEPE, no Chile, a especialização em Ciências Militares e em Operações Militares, respectivamente na EsAO e na ECEME, além da especialização e do mestrado em Segurança e Defesa na ESDEGUE da Colômbia.
Suas principais funções desempenhadas foram:
- Oficial subalterno no 5° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado;
- Oficial subalterno e Comandante de subunidade, no 8º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado;
- Subcomandante da 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista;
- Adjunto do Oficial de Logística do 8º contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABATT-8), na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH);
- Oficial de Estado-Maior da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea;
- Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola Superior de Guerra da Colômbia;
- Oficial de gabinete na Assessoria de Assuntos Institucionais do Gabinete do Comandante do Exército;
- Chefe do Estado-Maior do Comando de Artilharia do Exército; e
O Cel Werdan comandou a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista, com sede no Rio de Janeiro-RJ, em 2011-2012, e o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva, sediado em Manaus-AM, em 2020-2021.
Dentre suas condecorações, estão as Medalhas Militar de Ouro, Corpo de Tropa, do Pacificador, do Serviço Amazônico, do Mérito Aeroterrestre, Marechal Osório - o legendário, e os Distintivos de Comando Prateado e Dourado.
No exterior, foi condecorado com a Medalha das Nações Unidas (MINUSTAH), a Medalha do Mérito da Escola Superior de Guerra da Colômbia e a Medalha Estrela de Graduado de Honra da Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos do Chile.
O Cel Werdan é casado e possui dois filhos.