Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviço de Intendência
Início do conteúdo da página

Serviço de Intendência

Última atualização em Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 09h54

 

O Patrono do Serviço de Intendência é o Marechal Carlos Machado Bitencourt, que se destacou, como Ministro da Guerra do governo de Prudente de Morais, ao reorganizar as áreas funcionais de suprimento, saúde e transporte em apoio às forças que combatiam insurretos no Arraial de Canudos, fato determinante para a vitória do Exército. Recém-empossado como ministro da Guerra, interveio pessoalmente na campanha cujo óbice maior era a ausência de uma cadeia de suprimentos, já que a falta destes dificultava o bom desempenho das forças legais. Organizou e sistematizou o transporte de pessoal e material, tornando efetivo e contínuo o fluxo de reabastecimento das tropas, o que possibilitou a derrota dos rebelados. Dedicou 40 anos de relevantes serviços prestados à Pátria até o momento de sua morte, em 5 de novembro de 1897, quando buscava salvar o então Presidente Prudente de Morais de um atentado com arma branca. O Marechal Bitencourt interpôs-se entre o assassino e o Chefe de Estado, recebendo graves ferimentos que provocaram sua morte quase imediata.

O Serviço de Intendência é a parte da logística militar voltada para as atividades de suprimento, transporte, serviços de apoio aos recursos humanos e administração financeira e orçamentária. As atividades e tarefas executadas pelo Serviço de Intendência visam a atender às necessidades logísticas associadas ao planejamento e à condução das operações militares. A Intendência distribui materiais diversos (uniformes, equipamentos individuais etc) e os diferentes tipos de munição e de gêneros alimentícios. Proporciona também, em operações, outros serviços como lavanderia e banho e o transporte de materiais, viaturas e pessoal.

Nas Organizações militares os intendentes assessoram os comandantes na administração financeira e na contabilidade. Incansável e tenaz, a Rainha da Logística, como é conhecida a Intendência, realiza um serviço cotidiano e ininterrupto, transportando, suprindo e alimentando. A satisfação da tropa apoiada é o seu maior objetivo. Por isso mesmo, é respeitada e admirada pela sua capacidade de trabalho, e, cada vez mais, é fator fundamental no planejamento e na execução de todas as missões. O intendente do Exército é organizado e meticuloso, emprega suas competências de gestão para antever e planejar o atendimento às necessidades logísticas da Força Terrestre.

O Curso de Intendência do CPOR-BH tem a missão de formar o Aspirante-a-Oficial de Intendência da Reserva do Exército Brasileiro. Nesta etapa, o aluno recebe instruções específicas do curso, tais como: Organização e Emprego da Intendência, Administração de Material, Administração de Subsistência, Orçamentação e Administração Financeira. Além disso o aluno do Curso de Intendência tem a oportunidade de realizar o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM), no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e participar de Pedidos de Cooperação de Instrução (PCI), na 4ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (4ª ICFEx), no 4º Depósito de Suprimento (4º D Sup), no 17° Batalhão Logístico Leve (17º B Log L) e na Escola de Sargento das Armas (ESA).

 

Fim do conteúdo da página