O Ano de Instrução e a Educação Militar
O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte (CPOR-BH) tem como missão “formar o Aspirante-a-Oficial da reserva da 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, bem como prepará-lo para o serviço ativo como oficial temporário”.
O ano de instrução militar está subdividido em Período Básico (P Bas) e Período de Formação e Avançado (PFA). O Período Básico tem por finalidade adaptar o aluno à vida militar através de uma rotina intensa de atividades. O P Bas tem duração de 16 (dezesseis) Semanas de Instrução (SI), culminando com a cerimônia de entrega da boina e Escolha das Armas de Infantaria, Comunicações ou do Serviço de Intendência. Sendo assim, para que o aluno escolha o curso de sua preferência, é fundamental que obtenha bons resultados nas avaliações realizadas e, consequentemente, uma boa classificação ao término do P Bas. O Período de Formação Avançado tem duração de 26 (vinte e seis) Semanas de Instrução e o aluno já se encontra inserido no seu respectivo curso. Neste período ele recebe instruções específicas da arma ou serviço pelo qual optou e realiza avaliações que objetivam a conclusão da formação do Aspirante-a-Oficial mobilizável da Arma de Infantaria, Comunicações ou do Serviço de Intendência.
Cabe ressaltar que as instruções são ministradas com carga horária de, aproximadamente, 5 (cinco) horas diárias, no período da manhã, exceto nas 3 (três) primeiras semanas em que ocorre o Internato. Nas demais atividades do ano de instrução tais como, Tiro de Instrução Básico, Exercícios no Terreno de Curta e Longa Duração e Pedidos de Cooperação de Instrução (PCI) a carga horária é variada de acordo com os objetivos de instrução, podendo-se estender para o período noturno e ter duração de semanas.
Conforme o Art 2º do Regulamento do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (EB10-R-05.017), os CPOR são estabelecimentos de ensino (Estb Ens) de formação, no nível superior, da linha do ensino militar bélico, diretamente subordinados à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), destinados a formar o Aspirante-a-Oficial da reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE), e a contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência. Sendo assim, a fim de cumprir sua missão, com base nos pilares do Exército Brasileiro, Hierarquia e Disciplina, o CPOR-BH e seus NPOR vinculados têm por finalidade a formação básica, moral, físico e técnico-profissional, conciliando as atividades de serviço militar inicial com a condição de universitário do aluno. Para tal segue a proposta pedagógica comum aos Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, a qual tem como meta principal, na execução do processo ensino-aprendizagem, proporcionar uma educação integral que ofereça aos alunos a formação necessária ao Aspirante-a-Oficial, da reserva de 2ª classe, bem como o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro.