Período de Formação e Aplicação (PFA)
O Período de Formação e Aplicação (PFA) tem duração de 26 (vinte e seis) Semanas de Instrução e o aluno já se encontra inserido no seu respectivo curso. Neste período ele recebe instruções específicas da arma ou serviço pelo qual optou e realiza avaliações que objetivam a conclusão da formação do Aspirante-a-Oficial mobilizável da Arma de Infantaria, Comunicações ou do Serviço de Intendência, desenvolvendo e aperfeiçoando atributos morais, psicológicos, intelectuais e físicos inerentes ao Oficial do Exército Brasileiro.
Nesta etapa, bastante dinâmica, o aluno está inserido em seu respectivo curso, momento em que o espírito de corpo da arma ou serviço é desenvolvido e consolidado. Além das instruções e exercícios no terreno voltados para cada especialização, o aluno tem a oportunidade de realizar o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM), no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e de participar de Pedidos de Cooperação de Instrução (PCI). Neste período, ocorrem também as Olimpíadas Escolares entre os cursos, ocasião em que a prática desportiva militar se torna um instrumento indispensável ao desenvolvimento da moral, da disciplina, da combatividade e do espírito de corpo.
Ao final do Período de Formação e Aplicação, será aprovado o aluno, que alcançar o aproveitamento de 50% em todas as disciplinas de seu respectivo curso. A classificação dos alunos será com base na ordem decrescente das notas do PFA, e tal como no Período Básico, o critério é a meritocracia.
O término do Período de Formação e Aplicação geralmente acontece no mês de dezembro e, no dia seguinte, ocorre o encerramento do Curso de Formação de Oficiais da Reserva, sendo realizada a declaração de Aspirante-a-Oficial, em cerimônia solene, regulada pelo Diretor de Ensino do CPOR. Na oportunidade, são conferidos o Prêmio Tenente-Coronel Correia Lima (medalha e diploma) aos Aspirantes-a-Oficial que se classificarem em primeiro lugar em seus respectivos cursos e os Diplomas de “Melhor Atirador Combatente” e de “Combatente de Melhor Aptidão Física”.